Audi confirmou que terminará seu envolvimento no Campeonato Mundial de Endurance (WEC), incluindo as 24 horas de Le Mans, no final da temporada de 2016. Em vez disso, o fabricante alemão se concentrará na série Fórmula E, que entrará com uma equipe apoiada pela fábrica em 2017.
Anúncio – Artigo continua abaixo
Rupert Stadler, presidente do Conselho de Administração, disse que a decisão foi tomada para que a presença de automobilismo da Audi pudesse refletir melhor o que a marca estava fazendo com seus veículos de produção. “Vamos contestar a corrida pelo futuro sobre energia elétrica”, disse Stadler. “À medida que nossos automóveis de produção estão se tornando cada vez mais elétricos, nossos carros de automobilismo, como as pontas de lança tecnológicas da Audi, precisam ainda mais”.
Atualmente, a Audi suporta e empresta seu nome à equipe Abt Schaeffler Audi Sport na Fórmula E, mas a partir da próxima temporada a equipe será transformada em um esforço completo de fábrica.
No entanto, o Switch in Motorsport Strategy é um movimento que provavelmente foi forçado ao Audi, pois o grupo VW continua a fazer cortes drásticos devido ao escândalo de emissões da VW que já custou à empresa mais de US $ 14 bilhões em compensação nos EUA.
“Depois de 18 anos em corridas de protótipo que foram excepcionalmente bem -sucedidas para a Audi, é obviamente extremamente difícil sair”, diz o chefe do Audi Motorsport Dr. Wolfgang Ullrich.
Durante os 18 anos da WEC Racing, a Audi foi uma das equipes mais decoradas do esporte vencedor de Le Mans 13 vezes. Em 2006, a Audi também foi a primeira equipe a vencer a corrida de 24 horas com um automóvel alimentado por um motor a diesel.
A Audi confirmou que seu braço de corrida DTM permanecerá intocado, mas o envolvimento da marca alemã no futuro do campeonato mundial da FIA Rallycross ainda está para ser decidido.
O que você acha da decisão da Audi de deixar o WEC? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo…